Correio Popular Notícia





Incentivo à agroindústria em Rondônia é tema de audiência

Data da notícia: 11/05/2013
Foto:

(Da Redação) Os deputados Anselmo de Jesus e Cláudio Carvalho discutiram, na última quarta-feira (8), com o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, a ampliação de investimentos em projetos voltados à agricultura familiar no estado de Rondônia. Os parlamentares relataram que há uma necessidade de incentivos que resultem no aumento da qualidade da produção dos pequenos agricultores.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130511-141.jpg[/IMG] Jorge Streit esclareceu que, atualmente, a fundação trabalha focada em projetos nas áreas de agroindústria e agroecologia. Um das ações citadas pelo presidente foi o Terra Forte, que vai investir R$ 300 milhões no financiamento de projetos de apoio à comercialização e à comercialização vinculada a assentamentos da reforma agrária. A expectativa do Terra Forte é atender aproximadamente 200 cooperativas e associações (valor médio de R$ 1,5 milhão por cooperativa) e beneficiar aproximadamente 20 mil famílias (100 famílias por cooperativa) em cinco anos.
Ele alertou que a chamada pública está aberta, as cooperativas de Rondônia interessadas no benefício têm até o dia 15 de maio para se inscreverem, por meio de formulário, no sitio da instituição. Segundo ele a fundação já fez vários investimentos no estado, mas para dar continuidade e ampliar o que já foi feito, os parceiros devem acompanhar as chamadas públicas.
Presente no encontro, a secretária municipal de Agricultura de Ji-Paraná, Cláudia de Jesus relatou que ação disponibilizada pelo governo federal como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) é uma experiência positiva com bons resultados no município. No entanto, o desafio é fortalecer esses programas e ao mesmo tempo buscar alternativas de apoio à produção com baixo custo e maior benefício para o produtor, visando aumentar o número de famílias beneficiadas.
De acordo com Cláudia, a intenção é desenvolver projetos dentro da aptidão das comunidades. Uma possibilidade é o incentivo à produção de hortas. ?No município existe alta demanda por orientação, incentivo e acompanhamento especializado. Por isso estamos buscando parcerias que viabilizem a execução de pequenos projetos?, disse a secretária.
Ela fez avaliação ?positiva? do encontro com presidente da Fundação Banco do Brasil. ?Recebemos uma orientação do que a instituição disponibiliza para agricultura, com base nesses dados vamos identificar áreas com potencial para se candidataram a receber programa e acompanhar os próximos editais, com isso o município de Ji-Paraná poderá estender o número de beneficiados com iniciativas sustentáveis e de inclusão social?, ressaltou. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1429 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.